União de Freguesias

Serzedo e Perosinho, oficialmente União das Freguesias de Serzedo e Perosinho, é uma das 15 freguesias do Concelho de Vila Nova de Gaia com 12,33 Km² de área, 14250 habitantes e uma densidade populacional 1155,7 hab/km² (censos 2011).
Mapafinal

Esta União foi constituída em 2013 no âmbito de uma reforma administrativa nacional, pela agregação das antigas freguesias de Serzedo e Perosinho.

As coletividades têm um papel fundamental na dinamização social e cultural da autarquia. Na cultura destacam-se a Biblioteca Pública de Perosinho, a Associação Recreatica e Cultural de Serzedo, a Escola de Música de Perosinho, Sergaia - Grupo Etnográfico de Serzedo, a Associação Recreativa de Perosinho, o Grupo Danças e Cantares de Serzedo, o Rancho Folclórico de Perosinho, a Associação Ser Jovem e a Associação Recreativa e Cultural de Sirgueiros.


No desporto podemos evidenciar o Clube de Triatlo de Perosinho, o Grupo Columbófilo de Serzedo e Fundo de Vila Nova de Gaia, Clube de Futebol de Perosinho, Clube de Futebol de Serzedo, a Associação de Taekondo Gaia, Clube Caçadores de Vila Nova de Gaia, a Associação Equestre do Norte Hípico Malta da Costa, a Associação de Criadores e Proprietários de Cavalos de Corrida do Norte de Portugal e Centro Hípico de Serzedo.

 

Serzedo

A toponímia da própria designação Serzedo terá a sua origem etimológica, tudo o indica, em duas palavras em latim: "ceresia" (que deu cereja) e "ceresetu" (que terá evoluído para "cerdeira", uma espécie arbórea que seria abundante neste local).
Alguns documentos datados do ano de 995 faziam alusão à "Villa Cerseto". Em 1030, surge a designação de "Creseto". E em 1157 já dá pelo nome de "Cerzedo". Uma grafia que se mantém, nomeadamente no foral concedido por D. Manuel, em 1518. Seria, portanto, mais correto dizer-se "Cerzedo" e não Serzedo, tal como é denominada na atualidade.
Serão, portanto, estas as origens históricas mais antigas e fiáveis, que não apresenta sinais concretos de ocupações mais remotas.
Devota a S. Mamede, Serzedo alberga importantes monumentos religiosos dignos de registo. Merecedores de particular destaque, a Igreja Matriz, concluída em 1709 e beneficiária de diversos melhoramentos, em 1941 e 1972.

 

 Igreja São Mamede de Serzedo

igrejasaomamedeserzedo

 

Algumas outras capelas também podem ser visitadas como a Capela de Fontes, onde se venera a imagem colorida de Nossa Senhora do Rosário, a Capela da Senhora do Livramento, Santa Apolónia e Alminhas e a Capela Rainha Santa Isabel que encerra a lenda onde se julga que terá sido edificada no preciso local onde se terá ajoelhado a Rainha Santa Isabel para rezar em 1320.

capelaserzedo

 

Perosinho

Perosinho situa-se na zona sul do concelho de Vila Nova de Gaia. Está a poente do Monte Murado e a sul da Serra de Negrelos. Apesar de não existirem vestígios arqueológicos dentro da área de Perosinho, a verdade é que a proximidade em relação ao Monte Murado, onde surgiram vestígios castrejos, parece querer indiciar que também por aqui andaram os povos pré-históricos. De resto, o próprio nome da freguesia parece apontar para uma origem arqueológica. Perosinho de pedregoso, logo, possivelmente de reduto castrejo. «Pertencendo o Monte Murados, parte a Perosinho e parte a Pedroso, é de notar que todos os objetos a que nos temos referido foram encontrados na sua vertente ocidental que fica situada dentro dos limites de Perosinho.» (José Ribeiro Araújo, «Perosinho: Apontamentos para a sua Monografia»).
O primeiro documento escrito referente à freguesia data do ano de 922. Trata-se de uma carta de doação na qual está incluído o lugar de Perrosinho. No ano de 1307, no Livro das Inquirições de D. Dinis, é referida a «freguesya de Sam Salvador de Perosyo e a aldea que é de Segueyros (Sergueiros).»
Em finais do século XV, a paróquia estava anexa ao Mosteiro de S. Salvador de Grijó. Aliás, a relação com Grijó era já nessa altura muito antiga e manteve-se até à extinção do Mosteiro, em 1834.
No que diz respeito ao património edificado, a primitiva Igreja Paroquial data de 1132, embora não seja de pôr de lado a hipótese de ter existido uma outra ainda anterior. Demolida em finais do século XVII, foi substituída pela atual Igreja matriz. Terá sido inaugurada em 1802, de acordo com inscrição na frontaria.

 

Igreja São Salvador de Perosinho 

igrejasaosalvadorperosinho

 

Também poderá visitar a Quinta da Pena, onde está instalado atualmente o Centro Social Paroquial e o seu jardim-de-infância. Propriedade da Igreja Paroquial, constituída por uma vasta área florestal. Quanto ao solar da Quinta, possui uma pequena capela interior, onde se destaca o teto pintado.

capelasperosinhodois

 

Perosinho na rota dos Caminhos de Santiago

caminhosdesantiago


Perosinho encontra-se na rota do Caminho Central Português dos Caminhos de Santiago. Reconhecendo a importância histórica e cultural desta peregrinação e tendo em linha de conta o aumento do número de peregrinos que têm vindo a percorrer as ruas da Freguesia, a Junta de Freguesia desenvolveu um plano de sinalização do percurso e em 2011 inaugurou uma escultura alusiva aos Caminhos de Santiago. Neste percurso destaca-se a monumental Calçada Romana de Perosinho.

 

Percurso

percursoperosinhoo

Caminho Central Português, 2006, p. 36

Precisa de ajuda?
Estamos disponíveis ao alcance de um click!

geral@jf-serzedo.pt

siga-nos

SERZEDO E PEROSINHO
JUNTA DE FREGUESIA

Serzedo
Rua Dr.Francisco Sá Carneiro
nº 15, 4410-065, Serzedo


Telf. 227 620 007
Fax. 227 533 435

Perosinho
Rua São Salvador
S/N, 4415-039, Perosinho


Telf. 227 861 060
Fax. 227 861 069