Domingo, 20 setembro 2020, 05:45

Calendário

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
intervencoes
thumbnail FB IMG 1594027714849
"Estimados serzedenses e perosinhenses:
A morte é um tema muito difícil de abordar, embora esteja sempre presente no futuro de cada um de nós.
Os rituais que, por tradição, estamos habituados a cumprir (velório, missa, enterramento), refletem a nossa cultura e a nossa religiosidade, para além de nos auxiliarem a superar gradualmente o sofrimento e a dor da perda. O funeral sempre foi fulcral no processo do luto, pois permite que os familiares e amigos da pessoa falecida expressem os seus sentimentos e emoções, façam as últimas homenagens e partilhem a tristeza.
Mas, em tempo de doença do COVID-19, a pandemia levou a nossa comunidade de Serzedo e Perosinho a confrontar-se com uma realidade bem díspar: obrigados ao distanciamento/isolamento social, porque todos temos uma responsabilidade individual e coletiva a cumprir, respeitando as medidas tomadas pelo Governo e pela DGS, acabamos por viver uma dupla dor – a dor da morte e a dor de não nos podermos despedir daqueles a quem amávamos e a quem estimávamos, e que partiram nestes tempos de crise pandémica mundial.
Assim, a Assembleia da União de Freguesias, reunida a 29 de junho de 2020, aprovou por unanimidade um Voto de Solidariedade, apresentado pela Bancada do Partido Socialista, e endereçado a todos aqueles que, na nossa comunidade, perderam um ente querido e não tiveram a possibilidade de o velar entre amigos nem de o tocar e beijar uma última vez.
A solidariedade dos membros da Assembleia reveste-se, aqui, de um laço simbólico, visto que a todos nós cumpre guardar e honrar sempre a memória dos que partiram, pois cada ser humano é único e especial e deixou, em vida, um rastro, uma marca significativa naqueles que o conheceram.
Fazemos votos de que a dupla dor acima referida esmoreça com o tempo e possa dar lugar a alegres lembranças que nos permitam mitigar as saudades.

A Presidente da Assembleia de Freguesia,
Ana Silvina Baptista de Oliveira Almeida"