Quinta-feira, 13 agosto 2020, 09:14

Calendário

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
intervencoes
bomsamaritanosede

No dia 31 de outubro de 2015 a Associação Bom Samaritano inaugurou a sua nova sede. As novas instalações resultaram do investimento efetuado pela direção da associação na aquisição do edifício e da ajuda concedida por beneméritos particulares que contribuíram para as obras de remodelação total da casa. A sede situa-se no centro da freguesia de Perosinho, mais concretamente, na Rua do Loureiro, nº 24, 4415-043, Perosinho.

cerimoniabomsamaritano


A Associação Bom Samaritano nasceu em 1980, foi constituída oficialmente por escritura de Junho de 1981, aprovou e registou os seus estatutos em 1988 e em 1990 foi declarada de utilidade pública adquirindo o estatuto de Instituição Particular de Solidariedade Social.

Numa primeira fase, nos anos oitenta e noventa, procurou dar resposta à carência habitacional. Para isso adquiriu terrenos cedidos gratuitamente pelas autarquias locais e por beneméritos particulares. Assim, nasceu o loteamento da Rua do Vieiro em Sandim, onde construiu 6 habitações, o loteamento do Alto das Penas em Pedroso, atual Rua do Bom Samaritano, onde construiu 17 habitações e o loteamento das Bouças em Sandim, atual Rua do Bom Samaritano, onde construiu 10 habitações, que destinou a famílias carenciadas.

Para além dessas construções, colaborou com as Conferências Vicentinas e outras entidades apoiando com verbas significativas a construção de habitações sociais em Pedroso, Mozelos, Guetim, Sandim, Arcozelo e Vale de Cambra.

Em simultâneo procurou integrar na comunidade essas famílias carenciadas dando apoio monetário e géneros alimentares. A partir do início deste século alargou o seu campo de ação a outras famílias carenciadas, preferencialmente residentes em Vila Nova de Gaia.

Em estreita colaboração com o Banco Alimentar contra a Fome do Porto, com a AMI e a Segurança Social no âmbito do PCAAC, distribuem mensalmente cabazes alimentares a centenas de famílias avaliadas periodicamente com visitas e contactos regulares no sentido de aferirem as suas reais necessidades. Para além do apoio alimentar, procuram apoiar igualmente em vestuário e calçado, produtos de higiene, medicamentos, subsídios para as rendas e outras necessidades.

A Junta de Freguesia de Serzedo e Perosinho dá as boas vindas a mais uma instituição de cariz social que pretende desenvolver o seu trabalho comunitário voluntário e gratuito na Freguesia e no Concelho de Vila Nova de Gaia.

Bem-vindos a Serzedo e Perosinho! Bom trabalho.